segunda-feira, 8 de junho de 2015

"A crucificação da travesti"

É muito simples a razão dessa imagem ser a polêmica do dia, o preconceito!

     Primeiro quero dizer que não queria escrever nada sobre isso, pra não gerar ainda mais polêmica, principalmente entre meus amigos, sim... tenho amigos contra, mas também não estou escrevendo a alguns dias pois fui questionado sobre meu posicionamento e exposição, que para alguns é desnecessária, que não preciso disso (defender a causa gay), pois sou discreto, não sou promíscuo, não pareço gay, que estou me "queimando" e etc. Confesso que isso me fez pensar que realmente, acabo perdendo algumas coisas ao me posicionar, com a manifestação no maracanã, entrevistas, o programa Central G, esse blog, algumas pessoas já se afastaram de mim, agressões e por aí vai.
     Mas hoje minha sobrinha adolescente, Isabelly, isso mesmo, com Y no final, nome parecido com o da travesti Viviany, da foto da parada gay... enfim, minha sobrinha, que é religiosa, foi coroinha e agora ajuda na igreja, mas é uma menina muito inteligente e esclarecida, me perguntou o que eu acho, não vou usar os mesmo argumentos que usei com ela aqui, mas fico feliz que ela tenha me entendido e principalmente, entendido a manifestação de Viviany, depois me sugeriu que eu escrevesse sobre isso, então essa postagem é pra ela, que amo, me ama e tenho certeza, que mesmo se eu fosse travesti, ela me amaria do mesmo jeito.
     Não espero com esse texto fazer com que meus amigos e todos os outros que estão contra, passem a aceitar ou deixar de achar ofensivo uma travesti se comparar com Jesus, nem espero acabar com o preconceito e com a homofobia do mundo, assim como essa travesti também não vai acabar. Mas se estamos discutindo sobre homofobia e com isso estamos podendo dizer que são muitas as travestis crucificadas (assassinadas), então a manifestação dela valeu a pena.
     O que não entendo é a razão de muitas pessoas ficarem chocadas com uma travesti se colocando como Jesus crucificado. E se não fosse uma travesti? Lembro que desde criança fiz encenações da paixão e morte de Cristo, inclusive sendo Jesus, depois com a minha cia de teatro que dirigiu por mais de 5 anos uma representação linda com mais de 500 pessoas no elenco, sempre foi o espetáculo em que mais me emocionava, pois saber que o povo decidiu que um homem passasse por todo aquele sofrimento, é muito triste.
     Mas toda essa representação, é só uma representação de uma injustiça e pronto, não é uma tentativa de ofender uma crença, mas sim de mostrar que o povo continua crucificando pessoas que não merecem morrer de forma tão brutal, assim como travestis são mortas todos os dias. Não é uma travesti se comparando a Jesus, é uma travesti comparando as injustiças, as torturas, a dor.
     Qual a razão de vocês criticarem a imagem da travesti na cruz e nunca terem postado em suas redes sociais uma critica sobre a grande quantidade de travestis que são assassinadas por homofobia ou o fato de travestis não conseguirem emprego ou não entenderem as condições que as levaram a ser como são?
Fiquem com Deus e lembrem, somos todos sua imagem e semelhança, amai-vos uns aos outros.



Abraços Orgulhosos!

Alex Tietre

Nenhum comentário:

Postar um comentário